Bolo Anjo

Terminadas as festas arrumam-se as louças e as toalhas de linho que foram lavadas e coradas, deixa-se ficar as jarras com flores em toda a casa, distribui-se as iguarias das mesas pelos visitantes, as que ficam são os lanches de quase uma semana, assim é a Páscoa, um momento de reflexão, partilha e união.

Esponjoso,  húmido, suave e tão leve assim é este bolinho,  um dos bolos que mais gosto, a  forma perfeita para aproveitar as claras que sobraram dos pães de ló desta Páscoa.
Até agora a melhor receita é esta, tirada de um livro  muito especial,  apenas foi confeccionado da forma que mais gosto, sem untar e polvilhar a forma, peneirando a farinha e o açúcar quatro vezes.
A companhia ideal com uma chávena chá, e com ele vou ao desafio lançado pela Iza do blogue Temperos da Iza, e não tenho dúvidas que este bolinho é mesmo irresistível,  tal como o pedido doces irresistíveis.


Bolo Anjo 
receita retirada do Cake, Rachel Allen

125 gramas de farinha
175  gramas de açúcar
2 colheres de chá de aroma de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
8 claras à temperatura ambiente


Pré-aquecer o forno a 170 ºC.

Limpar com um pano seco uma forma, reservar.

Peneirar metade do açúcar com a farinha quatro vezes, envolver com a vara de arames.

Bater as claras em castelo com a pitada de sal e o fermento em pó, acrescentar o açúcar com ajuda de uma colher de sopa, duas colheres de cada vez, nunca deverá deitar o açúcar de uma vez só.

Acrescentar o aroma de baunilha e mexer com a batedeira.

Dividir o preparado da farinha com o açúcar em quatro partes.

Com ajuda de uma espátula de borracha juntar uma das partes do preparado da farinha, só deverá juntar as restantes partes assim que a anterior estiver bem envolvida.

Colocar o preparado na forma e alisar com a espátula.

Levar ao forno cerca de 40 minutos.

Retirar e colocar a forma invertida sobre duas chávenas até o bolo começar a desprender dos lados.

Desenformar sobre um prato.

Bom Apetite...






47 comentários:

  1. Bem fofinho e macio, olha, angelical!!!
    Beijinhos, bom dia ;)

    ResponderEliminar
  2. Este bolo parece bem leve e saboroso :)

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Que lindo que ficou o teu bolo e fofinho, lindas as fotos.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Esse bolo tem uma textura fantástica, que fôfo!

    ResponderEliminar
  5. Também tenho imensas claras que me sobraram da Páscoa!
    Estou tentada a fazer o bolo, que aspecto fofinho!!

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Que bolo fantástico! Não conhecia o teu blogue e vim cá ter através do passatempo do blogue da Iza! Por isso estes passatempos são tão bons! Conhecemos novos sitios e novas receitas!

    Parabéns pelo blogue! Já sou seguidora!

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. nunca fiz mas parece delicioso!! vou levar a receita comigo ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Sandra,
    Que branquinho o interior do teu bolo, lindo!
    Quando vejo "não untar a forma já fujo... acho que não vou conseguir desenformar. O teu está perfeito! É de certeza irresistil.
    Podes-me arranjar a receita dos Almendrados do teu livro?
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Adorei o aspecto deste bolinho que não conhecia. ;)
    Ao ler a receita verifico que é semelhante ao meu Bolo de Claras mas sem manteiga, o que o torna muito mais saudável! Gostei muito e vou reter esta receitinha ;)

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  10. Um aspeto super fofo e muito apetitoso.
    Vou já me servir essa deliciosa fatia acompanhada de uma chávena de chá.
    Beijocas doces.

    ResponderEliminar
  11. Delicioso, tierno e irresistible¡¡¡ que ricura de bizcocho, besos

    ResponderEliminar
  12. Olá Sandra!
    Peço mil desculpas, mas só cheguei hoje aqui e por causa deste bolinho que me despertou toda a atenção, primeiro pelo nome, depois pelo excelente aspeto. Já seguia pelo fb, mas pelos vistos não devia estar a receber as respetivas notificações.
    Parabéns pelo blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Sandra: ficou lindo e tão branquinho ( como convém a um bolo anjo). Uma bela maneira de aproveitar as claras, que muitas vezes se acumulam no congelador.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. Ola Sandrinha!!!

    Menina se tem programa que eu nao perco na TV é sem duvida o da Rachel allen, adoro, os bolos dela deixam-me sempre com vontade de experimentar tudo... Nao fosse a linha bem que me aventurava ahahhaah!!

    Olha o eu bolo esta mesmo irresistivel com uma textura tao leve, tao macia tao... divinal... Adorei!!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  15. Sandrinha querida ja tenho a algum tempo algumas claras no meu freezer, pois tem muito tempo que quero fazer esse bolo. Fazer e provar, pois nunca provei, mas a julgar pelas fotos deve ser extremamente delicioso, macio, fofo. Ficou lindo seu bolo e gostei da dica das 4 partes de açúcar. Adorei e levo a receita, Obrigada, beijinhos, ótimo feriado

    ResponderEliminar
  16. Fiquei a pensar nos pães de ló...para sobrarem claras, são daqueles bem cremosos? Adoro :)
    Este nunca provei, mas há um programa aqui em que usam imenso esse bolo como base, quase como nós usamos o de iogurte e fico sempre maravilhada!
    A textura deve ser única :)

    ResponderEliminar
  17. Ai que maravilha, Sandra!! Ando há tanto tempo com vontade de fazer esta receita... Saiu-te maravilhosamente bem! Consegue ver-se a fofura que está...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que aspecto suave... mesmo como um anjo!

    ResponderEliminar
  19. Sandrinha querida,
    que postagem agradável, belas palavras!
    Eu nunca fiz bolo de claras, qualquer dia vou me aventurar.
    O seu ficou lindo e fofinho, bom p/ acompanhar um cafezinho
    bem quentinho que tanto gosto e uma boa companhia, rsrs.

    Bjs, ótimo feriado ♥

    ResponderEliminar
  20. Esse bolo é legal. Leva pouca farinha de trigo.

    ResponderEliminar
  21. Querida Sandra
    Gosto muito de bolo anjo e o teu ficou com um aspecto perfeito!
    Te desejo um ótimo feriado.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  22. Querida Sandra, que lindo bolo :)
    Características perfeitas, esponjoso, húmido e suave, bem leve :) E as fotos mostram isso mesmo!
    É bom ter um bolinho assim fantástico para aproveitar as claras!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  23. Que bom aspeto! Parece mesmo delicioso :)
    O dia a seguir às festas familiares é engraçado, parece que é um dia diferente :)
    Eu não tenho grande problema em usar claras, o problema é o contrário... Gosto de fazer imensas coisas com claras, mas com gemas há poucas :(

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. Me encanta tu pastel Angel ademas de verse muy esponjoso tiene que ser una delicia me recuerda al bizcocho de claras que tengo publicado , tomo nota del tuyo.
    Me encanta como lo has presentado ,la vajilla y el mantel son una preciosidad.
    Bicos mil wapa.

    ResponderEliminar
  26. Olá, Sandra!
    Este bolo deve ser uma consistência maravilhosa!
    Há tantos anos que estou para fazer este bolo anjo, mas acabo sempre por adiar, pois por norma as receitas deste bolo pedem cremor tartaro. E olha aqui o teu bolo perfeito e lindo, e nem sequer usaste esse ingrediente! O próximo excesso de claras, vai ter este destino.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Sandra! Coloquei o meu email no blog para ser mais fácil comunicar...este sistema de mensagens do blogger não é grande coisa ;) Beijinhos

      Eliminar
  27. Non ho mai provato a farla ma mi ispira un sacco. Ti è venuta benissimo, bella soffice

    ResponderEliminar
  28. Olá Sandra!
    Já tinha visto mas só hoje pude vir ver com calma :)
    Um bolo lindo e fofo, como uma nuvem. Adoro bolos assim, de anjo, são deliciosos, leves, sabem tão bem.
    E fico tão satisfeita por ser o que mais gostas, vindo desse livro especial :)
    Já há muito que não faço um bolo destes, sobraram poucas claras este ano hehe.
    Mas adoro a textura, e neste momento apetecia-me mesmo uma fatia.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Sandra,
    já conhecia esse bolinho, mas nunca o fiz.
    Ficou com uma textura fofa e leve, adorei
    Vou levar a receita
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  30. Olá Sandra:)

    Acho que já fiz esse bolo mas o meu levava canela. Adorei o teu - ficou lindo e perfeito, acho fantástico não precisar de untar e enfarinhar a forma e sair tão direitinho:) Adorei!

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Qué textura más suave y esponjosa, este bizcocho no necesita más acompañamiento.
    Nos encanta.
    Un besito.

    ResponderEliminar
  32. Sandra cielo que pinta masc rica tiene es bizcocho, me tomaria un trozo encantada tiene que estar delicioso. Mil besicos cielo mio

    ResponderEliminar
  33. Olá,
    Que receita deliciosa, gostei muito.
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  34. Que coisa mais linda minha amiga!! Seu bolo ficou mesmo angelical Sandrinha, puro, fofo, tão branquinho e saboroso!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Nunca fiz este bolo, e nunca sequer provei. Tem mesmo bom aspecto, muito leve. :)

    ResponderEliminar
  36. Que maravilla!!! tiene un aspecto irresistible y super esponjoso. Me encanta como lo has presentado
    Un beso

    ResponderEliminar
  37. Deve essere buonissimo, soffice e gustoso! Complimenti Sandra, un abbraccio! :)

    ResponderEliminar
  38. Este bolo é mesmo muito bom. Não resisti e fi-lo para o dia da mãe (cá está ele http://amor-as-camadas.blogspot.pt/2014/05/bolo-de-claras-para-clara.html). Ficou muito fofinho e com um aroma irresistível a baunilha :) Obrigada pela receita!

    Beijinhos
    Raquel

    ResponderEliminar
  39. Sandra,

    Gosto tanto dos bolinhos da Rachel, gravo todos os programas dela e fico ali, embeiçada pelas coisas que faz com tanto carinho e maestria ! :)
    Ficou fantástico o teu bolinho, percebe-se a sua leveza na textura fofa e delicada !
    Já ando para o testar há algum tempo, um dia será !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Nunca fiz o angel cake, mas vindo da rachel e com este aspecto que tem o teu, só pode ser dos céus mesmo querida!
    beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  41. Hum ange cake nunca fiz, mas com esse aspeto vou ter que fazer!

    ResponderEliminar