Biscotti de Laranja, Figo e Amêndoas


Não tarda Janeiro termina e cada vez mais tenho a sensação que os dias passam tão rápido, não me  lembro de ter um dia em que chegasse ao fim de 4 horas de trabalho e pensar que já podia estar a terminar, chego a olhar para o computador com a ideia que são 10:00 horas e afinal já são 12:00, não gosto desta sensação tenho que confessar.

Janeiro é um mês frio, com chuva, um mês que não apetece sair de casa, mas é também nele que já noto os dias a crescerem, lembro-me de ouvir a minha querida avó Olivia dizer...Janeiro fora, mais uma hora, quem bem souber contar hora e meia vai achar...".



É neste mês que muita da fruta que mais gosto está em alta, as laranjas sumarentas, as tangerinas e clementinas que se comem a toda a hora, os kumquats que este ano são tão poucos, e os kiwis que vieram em abundância, esqueço rapidamente o frio e penso nas coisas boas de Janeiro e peço para não ir embora tão rápido.

Nos primeiros dias de Janeiro vamos terminando com os doces que ainda existem por casa, após o dia de Reis desfazemos a árvore de Natal e arrumámos as decorações, colocámos os frutos secos que sobraram ao centro da mesa para se ir comendo ao longos dos dias, foi ao olhar para eles que surgiu esta receita.


Biscotti, é um biscoito de origem italiana que coze duas vezes, crocante por fora e um interior bem mais suave, pode ser preparado com vários sabores, com ou sem fruta podendo ter ou não cobertura.

Quando li a receita fiquei com a sensação que iria sair daqui uma boa surpresa, fazia me lembrar um bolo de frutas que adoro, mas houve um momento em que quase desisti desta sugestão, enquanto fazia o rolo com a massa para levar ao forno esta pareceu-me mole demais, fui ver alguns vídeos de biscottis e realmente tinha razão a minha massa não formava um rolo rígido.

Decidi arriscar, tabuleiro no forno e a massa começou alargar, quase que ia desistir quando voltei a olhar e tinha um rolo achatado e a ficar firme com o tamanho ideal para depois cortar, portanto já sabem não desanimem pois vão ter uns biscoitos deliciosos e aromáticos para o lanche.

Esta é mais uma sugestão que vai direitinha para o desafio da nossa querida Marta, que todos os meses tem um ingrediente diferente à nossa espera...


Biscotti de Laranja, Figo e Amêndoas
receita retirada do livro Sweet and Tart de Carla Snyder

  • 100 gramas de amêndoas sem pele picadas grosseiramente 
  • 60 gramas de uvas passas
  • 280 gramas de figos secos cortados em pedaços pequenos 
  • 330 gramas de farinha sem fermento 
  • 1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal 
  • 250 gramas de açúcar 
  • 110 gramas de manteiga amolecida 
  • raspa e sumo(60ml) de três laranjas médias 
  • 3 ovos pequenos

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal untado e polvilhado com farinha, reservar.  

Numa tigela misturar a farinha, o fermento e o sal.

Com a batedeira bater a manteiga com o açúcar e a raspa de laranja até obter um creme espesso.  

Adicionar os ovos um a um batendo entre cada adição, acrescentar o sumo de laranja e voltar a bater.  

Com a batedeira em velocidade baixa juntar a mistura da farinha, as amêndoas, os figos e as uvas passas, bater até estar misturado.  

Retirar a massa da tigela e colocar no tabuleiro reservado, formar um rolo comprido.    

Levar ao forno cerca de 40 minutos, ter atenção se começa a queimar, caso aconteça colocar uma folha de papel de alumínio por cima, está pronto a retirar quando tocar ao centro e não estiver mole.  

Retirar, colocar o tabuleiro sobre uma rede de cozinha e deixar arrefecer completamente, não desligar o forno. 

Cortar o rolo em fatias iguais e levar novamente ao forno durante 10 minutos, 5 minutos para cada lado do biscoito.

Retirar o tabuleiro e deixar arrefecer.

Bom Apetite...

7 comentários:

  1. Olá Sandra: gosto muito de biscotti e estes parecem bem saborosos. Adoro frutos secos e estes devem saber tão bem com um chá ou café.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Olá, minha querida!
    O mês de Janeiro está voando, o carnaval já está batendo na porta, o ano
    vai passar rápido novamente.
    Um desfile maravilhoso essas fotos, receita de tirar o fôlego, parabéns~
    pelo capricho e bom gosto!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
  3. Fiz biscotti apenas uma vez , gostei muito da lista de ingredientes só podem ter ficado uma delicia.

    ResponderEliminar
  4. Adoro biscotti e adoro-te a ti minha amiga!
    Fico tão contente por te ver a usar este livrinho lindo :)
    Por mim Janeiro pode ir embora de vez, e vir uma lufada de ar fresco (mesmo fresco quero eu dizer) que ando farta deste mês, não foi anda meigo lol.
    Agora vai pondo a cevadinha ao lume que eu já vou aí ter!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Acreditas que nunca fiz biscotti... mas estes teus têm uma combinação de ingredientes que adoro.
    um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Janeiro é sempre aquele mês de reorganização. A minha avó também dizia isso. Eheh.
    Nunca devemos desistir. Ficaram lindos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. E tão lindos que vão ficar estes Biscotti na nossa mesa! Vai ser uma mesa divina!
    Beijocas grandes
    Marta

    ResponderEliminar