Bavaroise de Ruibarbo Com Xarope de Morangos


A primeira vez que vi uma receita com ruibarbo foi num livro da querida Mary Berry, comprei alguns livros dela para treinar o meu inglês num estágio, estava eu longe de saber que hoje iam ter tanto uso.
Na altura não dei importância a este legume, pensei que se nunca o tinha visto à venda não viria nenhum turista perguntar por ele, e assim foi, e ficou esquecido durante alguns anos.


Entretanto apaixonei-me pelos blogs de culinária, foi com eles que aprendi e muito, na verdade continuo aprender, esse é um dos motivos porque gosto de participar em alguns desafios que por cá existem.
Houve um dia em que vi mais que uma receita com ruibarbo em blogs diferentes, fiquei com tanta vontade de experimentar que nesse mesmo dia tive a sensação que não procurava um legume mas sim um diamante em bruto.


Um dia recebi uma saquinha com raízes para plantar, vieram de longe, pela mão de um Ser Humano fantástico e com um coração enorme que está sempre disponível para ajudar sem receber nada em troca, uma pessoa que é especial, e para mim as pessoas especiais criam momentos lindos e inesquecíveis e a Lia é uma dessas pessoas.


Cultivar ruibarbo é tão fácil, inicialmente não acreditei que tivesse sorte, passei meses a olhar para a terra na tentativa de ver um ponto verde a querer sair, depois e como estava no quintal a toupeira fez dele um divertimento, mas havia ainda a esperança da raiz plantada num vaso, quando cresceu foi transplantado para a terra e é daí que são estes caules.
Entretanto descobri um horto bem perto de casa que tem vasos de ruibarbo à venda, vi em duas lojas sementes e já o vi no supermercado.
Claro que se tiverem a oportunidade de plantar não o deixem de fazer, existe muita informação do seu cultivo, por cá a única preocupação que temos é regar quando estão os dias quentes e marcar o local com uma estaca pois no Inverno apenas fica a raiz.


A primeira receita com ruibarbo é esta, uma bavaroise com morangos que é das combinações que mais sucesso faz, é uma sobremesa deliciosa para os dias quentes, e o xarope de morango deixa um perfume tão bom pela cozinha, façam como eu caso tenham muitos, dobrem a receita e sirvam taças de morangos regados com o xarope, ninguém vai querer mais chantilly :).
E vejam na última foto como meu ruibarbo é vermelho!

Bavaroise de Ruibarbo Com Xarope de Morangos
receita retirada do livro Pratos e Travessas de Mónica Pinto

  • 300 gramas de talos de ruibarbo em pedaços pequenos
  • 2 colheres de sopa de água
  • 2 folhas de gelatina
  • 2 claras
  • 200 ml de natas
  • 110 gramas de açúcar

Xarope de Morango
  • 75 gramas de morangos lavados e cortados ao meio
  • 50 gramas de açúcar
  • 2 dl de água
  • 1 folha de gelatina
  • morangos para servir

Levar a lume brando o ruibarbo com a água e 50 gramas de açúcar com o tacho tapado até se desfazer, cerca de 15 minutos.  

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria.  

Com a varinha mágica fazer puré da mistura do ruibarbo com a água e o açúcar, juntar as folhas de gelatina e com com a vara de arames misturar tudo muito bem até estarem dissolvidas, reservar.  

Bater as natas até ficarem firmes.    

Bater as claras numa taça grande e assim que ficarem espumosas, juntar as 60 gramas de açúcar aos poucos, batendo entre cada adição até estarem firmes e brilhantes. 

Juntar o puré de ruibarbo frio às claras, envolver devagar e em movimentos suaves de cima para baixo.   

Acrescentar as natas e envolver da mesma forma que as claras, reservar no frio.  

Para fazer o xarope de morango, levar ao lume num tacho pequeno os morangos com a água e o açúcar, deixar ferver destapado durante 10 minutos.

Demolhar em água fria a folha de gelatina.  

Escorrer o xarope e descartar os morangos, juntar a folha de gelatina e misturar bem até esta estar dissolvida, deixar arrefecer.  

Assim que o xarope estiver frio distribuir uma colher de sopa por cada taça de forma a cobrir o fundo.

Distribuir a bavaroise pelas taças não enchendo até cima para na hora de servir regar com o xarope.  

Levar as taças ao frio até a bavaroise estar fresca e firme, guardar também o xarope.  

Servir com o xarope de morangos e morangos frescos.

Bom Apetite...


3 comentários:

  1. Ainda não vi à venda ruibardo. Adorei a ideia.
    Levo a receita comigo para ver se um dia faço,
    primeiro tenho de achar o ruibardo.

    Beijinhos e bom fim-de-semana,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Sandra,
    eu só experimentei ruibarbo uma vez, que a minha colega me deu! Adorei!!
    Infelizmente nunca o vejo à venda por aqui! Mas o cultivar é uma óptima ideia :) (Infelizmente não tenho jardim... mas vou ver se peço à minha avó :))
    Ficou uma sobremesa maravilhosa :)
    Tão bonita e deve ser mesmo boa! Já lhe imagino o sabor!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que sobremesa magnífica minha querida.
    Eu que tenho o livro da Mônica que adoro, agora que me lembraste esta maravilha, vou ter de a experimentar em breve.
    Especial e linda és tu e poder fazer parte do teu mundo, ainda que virtual, é um verdadeiro privilégio.
    Que linda a cor do teu ruibarbo. Adoro!
    Um beijinho doce,
    Lia

    ResponderEliminar